fbpx
← Voltar ao blogue

Quem e o que é o FSC®?

Por Rui Machado · 7. Dezembro 2022

FSC significa “Forest Stewardship Council®” que é uma organização internacional sem fins lucrativos com uma missão: Cuidar das florestas do mundo para muitas gerações futuras.

O FSC foi fundado em 1993, começou um ano depois de não ter concordado em parar o desmatamento em 1992 na conferência da Cimeira da Terra que teve lugar no Rio, depois um grupo de empresas, ambientalistas e líderes comunitários juntou-se para criar o FSC.

Desde o primeiro dia e provavelmente ainda por muito tempo no futuro, eles ainda têm a mesma visão e missão para as futuras gerações de florestas. Hoje em dia, o FSC opera em mais de 80 países em todo o mundo e detém terras de mais de 200 milhões de hectares.

A sua visão é enviar uma mensagem clara ao público de que somos capazes de satisfazer as necessidades de produtos florestais sem cortar mais árvores e florestas, para que as florestas sejam saudáveis para as gerações futuras.

Temos a certificação FSC® C132484, SCS-COC-005763-BC.

Cadeia de Custódia do FSC

Para que as empresas possam oferecer produtos certificados FSC precisam de fazer parte da cadeia de certificados de custódia. As empresas têm de ter um certificado de cadeia de custódia para poderem tomar posse legal de produtos florestais certificados FSC e fazer uma reivindicação FSC através das vendas.

O FSC garante total transparência para as pessoas, para que tu, enquanto consumidor, saibas de onde vêm os produtos e como são produzidos.

A Cadeia de Custódia FSC controla os produtos entre a floresta e o utilizador final, e eles vão para muitas fases de processamento, desde o fabrico até à distribuição.

Para manter um registo dos produtos florestais em cada etapa da cadeia de fornecimento, o FSC está a usar um de três sistemas de controlo diferentes para garantir que se pode fazer uma reivindicação de confiança sobre o produto de processamento. Esses sistemas de controlo que o FSC desenvolveu para manter o rastreio são chamados de sistema de transferência, sistema de percentagem e sistema de crédito.

Sistema de Transferência

Este é um sistema de controlo mais utilizado por gráficas, corretores, distribuidores e comerciantes porque é mais simples e directo do que os outros dois sistemas de controlo. Cada empresa que usa este sistema tem o direito de vender o produto e ser uma alegação FSC, mas quando compram o produto precisam de ser produtos certificados FSC com uma alegação específica.

Sistema de Percentagens

O sistema de percentagem é usado por fabricantes, moinhos, carpinteiros. Usando este sistema, eles têm de seguir e monitorizar a entrada de matérias-primas e têm de ter a certeza que os materiais têm de ser no mínimo 70% certificados para que o produto possa ter o rótulo FSC.

Sistema de Crédito

Este sistema é usado por fabricantes que fazem os produtos a partir de entradas com diferentes alegações FSC, eles também usam entradas de material recuperado pós-consumo, fibra de papel pré-reciclado ou materiais certificados FSC e podem armazenar “crédito” na sua conta de crédito. Ter créditos armazenados na sua conta significa que eles podem misturar entradas elegíveis e vender produtos com um rótulo FSC Mix.

Understand the FSC label
© Limepack. Understand the FSC label

Porque é que deves fazer parte do FSC?

Há muitas razões pelas quais as empresas devem oferecer produtos certificados FSC e usar o rótulo FSC. Quando usamos o rótulo FSC nos nossos produtos certificamo-nos de divulgar a mensagem da organização FSC e garantimos que as pessoas que usam o produto podem seguir a cadeia de custódia.

O FSC não se preocupa apenas com as árvores na floresta, mas a organização também se assegura de proteger os direitos e dá garantias aos povos indígenas de poderem usufruir dos benefícios da floresta. Eles decidiram proteger certas áreas da floresta se esta tiver um significado cultural ou religioso para os povos indígenas.

O FSC também encoraja o proprietário da floresta a utilizar trabalhadores locais para assegurar melhores condições para a floresta e para as pessoas cuja subsistência depende dela, o que também lhes está a proporcionar formação, equipamento de segurança e também a seguir os seus princípios, o que não está a subvencionar os seus trabalhadores.

Os princípios do FSC

O FSC estabeleceu as suas próprias regras e princípios para o que consideram ser uma gestão responsável da floresta. Para ser certificada pelo FSC e poder vender os produtos com o rótulo FSC, a empresa precisa de seguir estes princípios e regras.

  • Princípio 1 Estar de acordo com todos os regulamentos, tratados, leis, acordos, convenções e, mais importante, com todos os seguintes princípios e critérios. Isto significa que a gestão florestal, onde quer que a floresta esteja localizada, tem de respeitar e ser aplicável a essas leis particulares, o mesmo acontecendo com as leis e acordos internacionais para qualquer país que seja signatário.
  • Princípio 2 O proprietário da floresta deve manter e melhorar as condições para os trabalhadores das organizações certificadas pelo FSC. Isto inclui tanto os trabalhadores a receberem um salário igual como que a organização tenha medidas de segurança adequadas para os trabalhadores.
  • Princípio 3 O proprietário da floresta deverá identificar e apoiar os direitos de propriedade e uso dos recursos da terra dos povos locais e nativos. Em muitas florestas há povos nativos que lá vivem, para que sejam tratados adequadamente, tem de haver um direito legal e consuetudinário para possuir, usar e gerir as suas terras, territórios e recursos, e para serem reconhecidos e respeitados.
  • Princípio 4 Manter ou fortalecer as comunidades locais dos trabalhadores florestais, o bem-estar social e económico. A gestão florestal tem de melhorar e aumentar a forma como a sociedade está organizada, o que pode incluir desemprego, baixos pagamentos e outros problemas sociais, e assegurar que os trabalhadores florestais e as comunidades locais tenham uma segurança financeira presente e futura e satisfaçam as suas necessidades.
  • Princípio 5 Continua ou reforça os benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo da floresta. A gestão florestal num processo activo precisa de ser inspirada na utilização dos múltiplos produtos e serviços da floresta da melhor maneira possível para evitar o desperdício de recursos materiais e garantir uma vasta gama de benefícios ambientais e sociais.
  • Princípio 6 Mantém ou restaura o ecossistema, a sua biodiversidade, recursos e paisagens. Mais importante, a gestão florestal deve proteger a variabilidade entre os organismos vivos e os valores que a acompanham, recursos naturais valiosos como a água e o solo, conservando também a vida das plantas, dos animais e de todas as espécies vivas.
  • Princípio 7 Ter um plano de gestão, sendo implementado, monitorizado e documentado no final. O plano deve concluir sobre a intensidade do corte das árvores e os riscos associados a isso. O plano de gestão deve ser actualizado devido às condições reais da floresta.
  • Princípio 8 Demonstrar progresso em direcção aos objectivos de gestão. O progresso deve ser observado e verificado, o que é aceitável e um nível de gestão florestal. O objectivo de acompanhar o progresso é ajudar e melhorar e avaliar o estado da floresta, os produtos florestais, a cadeia de custódia e os impactos sociais e ambientais.
  • Princípio 9 Preservar ou fortalecer os atributos que definem as florestas de alto valor de conservação. Devem ser feitas diferentes actividades de modo a evitar o desperdício de um recurso e tornar claro o que as florestas nos estão a fornecer.
  • Princípio 10 Planifica e gere a plantação de acordo com as perspectivas económicas, sociais e ambientais. A gestão da floresta deve ter sempre em conta os princípios do FSC ao planear os objectivos da floresta.

Nós, enquanto empresa, estamos bem informados sobre os regulamentos e princípios que o FSC exige e estamos a trabalhar com fabricantes que compram todos os seus produtos de papel a empresas certificadas FSC.  Também nos certificamos de que os fabricantes que afirmam ser certificados FSC cumprem estes princípios.

Produtos em papel FSC vs Standard

O FSC dá-te muitas razões pelas quais deves escolher produtos certificados. Algumas das razões são:

  • Os produtos provêm de um recurso renovável, e a floresta não cortará mais madeira do que a que vai ser replantada.
  • Quando se trata de material de construção convencional, a silvicultura certificada FSC também é considerada muito mais eficaz quando se trata de isolamento térmico e na verdade tem propriedades de isolamento térmico 5 vezes melhor que o betão, 10 vezes melhor que o tijolo e 350 vezes melhor que o aço.

A certificação FSC ajuda-te a conectar com o utilizador final, permite que os consumidores tenham confiança de que os produtos que estão a comprar provêm de uma fonte responsável.

Nós na Limepack só trabalhamos com fabricantes da UE, isto assegura que muitos dos fabricantes com quem trabalhamos oferecem produtos certificados FSC. Estamos a fornecer aos nossos clientes copos de papel que são feitos de plantas de papel e rotulados com FSC Mix, o que significa que são produzidos com papel ou madeira a partir de uma mistura de madeira controlada e materiais reciclados ou florestas certificadas.

Objectivos de desenvolvimento do FSC e da ONU

Os objectivos da ONU são criados quando muitas nações concordam com os objectivos que querem atingir até 2030. Fizeram 17 objectivos que esperam melhorar o mundo tanto em questões sociais, como económicas e ambientais.

O FSC também está a trabalhar para melhorar alguns dos objectivos da ONU. Os objectivos que o FSC está a tentar alcançar estão também em linha com alguns dos objectivos estabelecidos pela ONU, e é especialmente o objectivo 8 (trabalho decente e crescimento económico), 12 (produção e consumo responsável) e 15 (vida na terra).

O FSC está a trabalhar consistentemente com estes objectivos da ONU, expandindo consistentemente os seus princípios de direitos dos trabalhadores, não cortando mais floresta do que sendo replantada e certificando produtos de papel reciclado.

Ao apoiar o FSC estás também a apoiar os objectivos de desenvolvimento da ONU, o que é importante para mostrar e lembrar de impactar outras empresas e nações para que tomem medidas em relação aos objectivos de desenvolvimento.

Árvores e produtos de papel padrão

Os produtos de papel standard são feitos de qualquer árvore ou de produtos de árvore que tenham sido reciclados. Os fabricantes de papel que não são certificados FSC, não têm a mesma responsabilidade sobre o ambiente, os direitos dos trabalhadores, e o fortalecimento das comunidades locais.

Os fabricantes de papel standard e o FSC têm as mesmas vantagens que ambos podem criar produtos recicláveis, mas os fabricantes de papel standard não têm de replantar as árvores.

As florestas que não são certificadas FSC não são tão controladas e documentadas, o que significa que não podem controlar a qualidade e a segurança da floresta de forma tão rigorosa como as florestas certificadas FSC.

Pode ser expresso neste exemplo – a floresta tropical amazónica foi incendiada várias vezes ao longo dos anos 00, o que poderia ser argumentado que aconteceria com a mesma frequência se fosse controlada pelas normas FSC. Há muitos exemplos de como a certificação FSC tem tido uma influência positiva na floresta. A Bolívia, por exemplo, certificou mais de dois milhões de hectares das suas florestas certificadas pelo FSC, o que ajudou a melhorar as relações entre as empresas florestais e as populações locais com oportunidades de emprego e ajudar a comunidade local.

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou rui@limepack.pt

Todos os posts →