fbpx
← Voltar ao blogue

O mundo dos copos de papel

Por Rui Machado · 12. Novembro 2022

Neste post de blogue vou cobrir tudo, desde como o papel é feito, até como é transformado num copo de papel e como devem ser jogados o reciclados.

O blogue também abordará tópicos tipo como e se os copos de papel são recicláveis. No final vou partilhar contigo algumas das próximas ideias e tendências dentro da indústria dos copos de papel.

Também vou falar sobre a necessidade de fazer produtos mais amigos do ambiente, e como podes conseguir copos de papel mais amigos do ambiente contactando as tuas marcas favoritas.

Como são feitos os copos de papel?

Como é feito o papel

A maioria dos alimentos, bebidas, lanches são servidos em embalagens de papel, e é claro que o papel desempenha um papel fundamental no nosso dia a dia. Abaixo, vou percorrer o processo de como as árvores se tornam papel.

Produzindo Celulose

Depois que as árvores são cortadas, elas são descascadas e depois transformadas em cavacos de madeira e, por meio de um processo mecânico, as toras são convertidas em celulose. A polpa é alimentada no digestor onde será cozida em uma solução química em alta temperatura e em uma mistura de hidróxido de sódio e sulfeto de sódio.

Batimento

Esta parte do processo é onde a polpa restante é submetida a um processo de trituração e compressão. Durante esta etapa, vários materiais de enchimento podem ser adicionados, como giz, argila ou produtos químicos, como óxido de titânio, cujos aditivos influenciarão na opacidade e outras qualidades do produto final.

Da celulose ao papel

A polpa é depositada e alimentada na peneira de malha onde a polpa está sendo espremida por uma série de rolos para ajudar a remover a água dela.

pulp to paper rolls

Depois que a água é removida e a polpa é espremida, o papel passa por uma série de cilindros aquecidos a vapor para ajudar a remover a água restante e depois de seco, o papel é enrolado em grandes bobinas. O papel é alisado e compactado ainda mais passando por rolos de metal chamados calendários. O papel pode ser ainda acabado passando por uma cuba de material de colagem para receber um revestimento, que pode ser escovado ou enrolado. Este revestimento pode, por exemplo, ser plástico para fazer copos de papel.

pulp to paper rolls

Tipos de papel usados ​​para copos de papel

Ao fazer copos de papel, o papel usado para confeccioná-los pode ter diferentes tipos de certificados que podem impactar quanto custa, o impacto ambiental do mesmo e os trabalhadores são impactados por ele. Nas próximas seções falarei um pouco sobre papel normal, papel certificado FSC e papel certificado FSI.

Copos de papel normal

A principal matéria-prima que os fabricantes de copos de papel precisam é a madeira, que é um recurso renovável. O papel usado para copos normais pode vir de silvicultura de todo o mundo, como a Amazônia, mas também pode ser de florestas da Europa que atendem aos padrões do FSC, mas não possuem a certificação. Como explicado acima, a árvore passa então por um processo para se tornar papel. Quando o papel é feito, um pouco de revestimento é adicionado aos copos para que eles possam conter líquido – mais tarde explicarei os diferentes tipos de revestimento que podem ser adicionados ao papel.

Copos de papel FSC®

Quando um produto ou papel diz que é certificado pelo FSC, significa que todo o processo de fabricação deste produto foi certificado pelo FSC, portanto, o fabricante e todos os distribuidores e fornecedores são certificados pelo FSC. As empresas que desejam vender produtos FSC precisam seguir as regras e princípios que o FSC estabeleceu. A organização do FSC tem dez princípios que a silvicultura precisa cumprir, como que não são colhidas mais árvores do que a própria floresta consegue reproduzir, garantindo assim uma fonte constante de material.

Na Europa, 92,2% das florestas geridas por empresas europeias de pasta e papel são certificadas pelo FSC ou pelo Programme for Endorsement of Forest Certification. Na Europa, 72% do papel consumido é enviado para ser reciclado e 90% dos jornais são impressos em papel reciclado.

O FSC tem 3 rótulos diferentes que são carimbados nos seus produtos e são chamados FSC 100%, FSC Reciclado e FSC Mix

FSC 100%

Significa que a madeira dentro do produto vem inteiramente de florestas certificadas pelo FSC e bem manejadas.

FSC Reciclado

Significa que toda a madeira ou papel no produto vem de material FSC recuperado ou reutilizado.

Mix FSC

Isso significa que os produtos que possuem esta etiqueta são feitos de uma mistura de materiais reciclados, florestas certificadas pelo FSC ou madeira controlada.

Understand the FSC label
© Limepack. Understand the FSC label

Significa toda a madeira ou papel no Há muitos fatos interessantes sobre esta organização e toda a sua indústria. Se achas que está perdendo o que está acontecendo ao redor do mundo com o nosso ambiente, é recomendável ler nosso artigo sobre a Certificação FSC. Ele lhe dará um pequeno vislumbre do que eles estão fazendo para que todos possam desfrutar de um ambiente mais saudável. Somos certificados pelo FSC sob FSC® C132484, SCS-COC-005763-BC.

Papel FSI

FSI significa Fiber Sorting, Inc., eles estão na indústria de fabricação de papel há mais de 27 anos e estão produzindo produtos de papel puramente a partir de materiais reciclados. A FSI usa papel 100% reciclado como matéria-prima, para garantir um fornecimento estável e confiável de matérias-primas, a empresa trabalha em conjunto com revendedores e fornecedores de papel usado nas Filipinas. Na Limepack não conhecemos ninguém que ofereça copos de papel feitos de papel FSI.

Do papel aos copos

Após o término da produção do papel, o papel é transportado para instalações e indústrias para diferentes finalidades, uma delas é a fabricação de copos de papel.

Os copos de papel podem ter três ou quatro etapas quando são feitos – O número de etapas depende se são impressos ou não, se são impressos são impressos antes de serem cortados e dobrados em copos de papel. Esta é também a razão pela qual também é quase impossível imprimir em copos de papel já dobrados.

Quando os copos de papel são impressos, eles são cortados em moldes dobrados e, a seguir, eles vão para uma grande máquina que dobra os copos de papel e dobra a parte superior do copo para que eles sejam agradáveis ​​​​de tomar um gole. Na última etapa, o fundo dos copos de papel é colocado e reforçado para tornar a estrutura do copo forte. Para teres uma melhor e clara compreensão de como os copos de papel são feitos, podes ver este video.

Impressão em copos de papel

Muitos copos de papel também são usados ​​para fins de marketing e, portanto, são impressos com o logotipo da cafeteria ou da empresa que os utiliza. Existem diferentes métodos de impressão e cada método é especializado de maneiras diferentes para tornar a impressão mais eficiente e útil para os clientes.

© JP Industries. From paper to printed paper cup

Impressão offset

A impressão offset é um dos métodos de impressão mais utilizados para copos de papel e principalmente na impressão de grandes quantidades. O processo de impressão garante que a impressão seja a mesma no primeiro copo como no milionésimo . O processo eficaz também garante bons preços, e preços que serão menores quanto maior for o valor.

Impressão por tampão

A impressão por tampão é semelhante ao processo de ‘estampagem’, onde a tinta é retirada de uma placa de metal gravada e colocada em uma almofada flexível e posteriormente estampada no artigo a ser impresso. A impressão de tampão também é conhecida como tampografia e é feita de silicone e pode se adaptar a qualquer superfície irregular.

Impressão flexográfica

A impressão flexográfica é a nova versão moderna da tipografia e pode ser usada para impressão em praticamente qualquer tipo de substrato, incluindo papel, plástico, metal e celofane. As vantagens da impressão flexográfica são que podem ser executadas em sementes de impressão extremamente altas e imprimem em uma ampla variedade de materiais de substrato, mas os contras são que o custo das chapas de impressão é muito alto, mas se forem bem cuidadas, podem durar para milhões de impressões, mesmo se houver necessidade de um trabalho complexo, pode levar várias horas para configurar a impressão.

Impressão digital

Um dos métodos mais comuns e eficientes de impressão de imagens ou documentos coloridos em papel ou outro material é a impressão digital e para a maioria das pessoas é mais comumente conhecida como ”impressão”. A impressão digital é mais usada em jornais porque é mais rápida e barata quando se trata de imprimir artigos que precisam de muito design diferente em quantidades menores. Isso se deve ao baixo custo das chapas de impressão.

Cores CMYK e Pantone – as diferenças

As cores CMYK e Pantone são as combinações de cores mais usadas, e cada uma delas possui alguns fatores únicos que as tornam boas para diferentes situações. Nesta seção, abordaremos os detalhes mais importantes entre cores CMYK e cores Pantone. Isto dar-te-á uma melhor compreensão da roda de cores e qual é a mais preferível para diferentes situações.

CMYK

O método CMYK é uma solução melhor se o trabalho de impressão não exigir cor de alta qualidade e a outra razão é que é um preço mais razoável do que Pantone. Uma chapa de impressão é criada para cada tinta de impressão antes de o processo começar, são criadas quatro chapas de quatro cores, que é C-M-Y-K. Como existem quatro pratos de quatro cores, é possível usar tantas cores no mesmo design quantas preferires sem teres de pagar qualquer custo adicional.

As cores CMYK são usadas quase apenas para imprimir em papel devido à coloração menos precisa. As cores CMYK são muito mais fáceis de combinar com outros designs, o que torna mais barato o uso em quantidades menores. O CMYK tem uma limitação quando se trata de produzir a mesma vibração que pode ser alcançada com o Pantone.

Cmyk colors dribbble

Cores Pantone

O outro processo que é o Pantone, é mais eficiente e uma melhor escolha para imprimir cores únicas. A Pantone é capaz de produzir mais cores com tonalidades mais próximas das vistas no estágio de design digital. O Pantone é mais adequado quando se trata de branding e logotipos porque as cores são mais precisas e combinam com o design original. A Pantone possui um total de mais de 1.800 cores diferentes e são criadas com treze pigmentos básicos que criam uma variedade de cores únicas. O problema das cores Pantone é que se quiseres usar mais do que uma, tens de pagar um extra. As cores Pantone são realmente precisas, por isso podem ser usadas para imprimir em qualquer coisa.

CMYK RGB Pantone colorspace

Revestimento para copos de papel

Como expliquei anteriormente, ao fazer copos de papel, é colocada uma camada de revestimento sobre eles, para que possa conter líquidos e outras bebidas. O revestimento pode ser feito de diferentes tipos de plástico e alguns podem ser feitos sem revestimento de plástico. Nas próximas seções falarei um pouco sobre os tipos de revestimento e o que isso significa para a reciclagem de copos de papel.

Copos de papel com revestimento PET – plástico

Em primeiro lugar, a maioria dos copos de papel é coberta com uma fina camada de plástico dentro do copo, que mantém o copo unido e evita que o copo vaze. Os copos de papel revestidos de plástico são revestidos com plástico PE, o que significa que o plástico é feito de nafta, que é um extra de óleo, o que significa que o revestimento plástico é feito de um recurso natural limitado. O revestimento de plástico é, obviamente, seguro para alimentos e pode entrar em contato com materiais alimentares. O revestimento plástico é a razão pela qual a maioria dos copos de papel não pode ser reciclado.

Copos de papel com revestimento  PLA – Bioplástico

Como todos os outros copos de papel que existem, também os copos de papel PLA têm uma fina camada de plástico dentro do copo, mas que é diferente dos outros. O plástico PLA é feito de materiais à base de plantas, como açúcar, amido de milho, mandioca, cana-de-açúcar ou beterraba.

As plantas de milho são moídas para extrair o amido, na sala de glicose. A glicose é então fermentada para produzir ácido lático. Um processo químico transforma o ácido lático em um polímero, que pode ser transformado em pellets, conhecidos na indústria como resina.

O PLA tem um ponto de fusão baixo, por isso é melhor para bebidas frias que não são mais quentes do que cerca de 40 graus Celsius. Onde é necessária mais resistência ao calor, como em talheres ou tampas para café. Isso envolve adicionar giz ao PLA para atuar como catalisador e, em seguida, aquecer e resfriar rapidamente a resina PLA durante a produção.

Para os produtos PLA serem compostados leva de 3 a 6 meses nas instalações do sistema de compostagem industrial. A produção de PLA usa 68% menos recursos de combustíveis fósseis do que os plásticos tradicionais e é o primeiro polímero neutro de gases de efeito estufa do mundo.

© Limepack. PLA Paper cups with print

copos de papel sem plástico

Agora tornaram possível o uso de copos de papel que não são revestidos com plástico. Este projecto começou em 2017 e o ensaio dos copos de papel foi um sucesso. Esta secção abaixo irá cobrir como o tornaram possível e dar-te-á alguma informação sobre os benefícios que oferecem.

Então, basicamente, toda a pressão do público sobre resíduos plásticos e copos de papel que não eram reciclados, governos, empresas, fabricantes tiveram que agir rápido e ter uma ideia perfeita de como reduzir o desperdício de plástico. Isso acabou resultando em uma ideia de copos sem plástico, que agora é realidade.

A razão pela qual isso não foi introduzido antes foi porque não foi capaz de fazer o papel conter líquidos sem a camada de plástico. É por isso que muitas pessoas acham interessante como esses papéis sem plástico são capazes de conter líquido, que abordarei logo abaixo. Eu também fiz uma postagem detalhada sobre copos de papel sem plástico. O revestimento que permite conter líquidos é criado com dispersão à base de água em ambos os lados da camada, enquanto a camada intermediária do copo é feita com polpa químico-termomecânica.

Copos de papel sem plástico 

Abaixo descobrirás como são reciclados e o que lhes acontece depois de serem usados.

Como são transportados os copos de papel?

O transporte é um fator muito importante durante o processo de finalização do pedido. Como sabemos, as emissões de CO2 que são liberadas durante o transporte impactam nosso meio ambiente. A seção abaixo explicará os tipos de transporte normalmente utilizados para copos de papel e a quantidade de CO2 liberada durante cada um deles.

Depois que os copos de papel são fabricados e finalizados com a produção, eles os embalam e os preparam para transportar a mercadoria até o ponto de entrega. Hoje em dia, a globalização facilita o envio de mercadorias ao redor do mundo e muito mais rápido do que antes. A maioria dos transportes está sendo feita por avião, caminhão, trem e navio.

O efeito das emissões de CO2 dos aviões é 2 a 3 vezes maior em comparação com a emissão dos meios de transporte no solo, pois os aviões liberam o CO2 em grandes altitudes na atmosfera, onde podem causar muito mais danos.

truck and car on highway

O seguinte mostra a quantidade de CO2 emitida por diferentes tipos de transporte, gramas por tonelada métrica de carga e por quilómetro de transporte:

Avião (cargo B747) – 500g Camião – 60g to 150g Comboio – 30g to 100g Nave – 10g to 40g

Para calcular o gás de emissão de um camião tens de levar a quantidade de distância que o camião percorreu, o peso ou quantidade de carga e o factor de emissão específico do modo. Para um caminhão que percorre 1.000 milhas com 20 toneladas curtas de carga. Multiplicando 1.000 milhas por 20 toneladas, o que nos dará 20.000 toneladas-milhas. Em seguida, adicionando o fator de emissão para um caminhão de carga que a média nos EUA emite 161,8 gramas de CO2 por tonelada-milha. O próximo passo é multiplicar o fator de emissão pelo total de toneladas-milhas (161,9 X 20.000) que totaliza a quantidade de 3.236.000 gramas de CO2 e convertemos essa quantidade para toneladas métricas que é uma unidade de medida padrão para emissões de gases de efeito estufa e que dá nos 3,24 toneladas métricas de CO2 para este movimento. Pegamos a quantidade de gramas de CO2 e dividimos por 1.000.000 porque essa é a quantidade de gramas em uma tonelada métrica.

Então, com base nos números e informações mencionados acima, podemos calcular aproximadamente a diferença de um avião e um caminhão e ver quem libera mais CO2 e tem mais impacto no meio ambiente.

  • Avião para 330 milhas, libera 33 toneladas de CO2
  • Caminhão para 1000 milhas, libera 3,5 toneladas de CO2

Teríamos que enviar 10 caminhões e todos eles para percorrer 1000 milhas cada, e isso produziria a mesma quantidade de CO2 liberada que um avião que viaja apenas 330 milhas. Um caminhão viaja 3 vezes mais que um avião e ainda libera os 10% da quantidade que um avião faz.

trucks parked beside highway

Para que servem os copos de papel?

Esta secção é para te dar uma ideia para que copos de papel podem ser usados e algumas ideias para onde ir se precisares de copos e não os conseguires encontrar nas cafetarias.

Hoje em dia, os copos de papel podem ser encontrados na maioria dos restaurantes de fast food, cafés e mercearias locais. A razão pela qual os supermercados locais estão vendendo copos de papel é para os clientes que estão planejando uma viagem a algum lugar, um piquenique com amigos ou familiares, festas em casa e etc.

Os copos de papel tornaram mais fácil para os clientes tomarem um café no caminho para o trabalho ou se estiverem com pressa. Além de serem usados ​​em cafés e restaurantes de fast-food, os copos de papel tornaram-se uma grande parte de festivais, festividades familiares, eventos corporativos, eventos de coquetel, seminários e muitas outras celebrações. Copos de papel também são muito usados ​​em escritórios, escolas, hospitais.

Os copos de papel também são cada vez mais usados ​​pelas empresas, e a principal razão pela qual os copos de papel se tornaram tão populares em eventos corporativos é porque são facilmente personalizáveis, para que a empresa possa imprimir sua marca ou mensagem no custo sem ter que pagar um lote extra.

Como  são decompostos os copos de papel?

Esta seção abaixo apresentará o que acontece com os copos de papel depois de serem usados ​​e as diferenças entre PLA e copos de papel normais e copos sem plástico sobre como eles são reciclados ou compostados.

Copos sem plástico

Como mencionamos acima na seção sobre como são feitos os copos de papel sem plástico, falaremos sobre como eles podem se decompor. Eles podem ser reciclados com recuperação total da fibra e usados ​​na produção de novos produtos de papel, como revistas ou sacos de papel. A reciclagem reduzirá a pegada de carbono de um copo de papel pela metade.

Se os colocares em caixas de cartão ou em caixotes de reciclagem, serão recolhidos e enviados para uma das maiores fábricas de papel da Europa para que possam ser reciclados. Como os copos sem plástico são feitos com fibras de madeira virgem, serão valiosos como matéria-prima para as fábricas de papel, pois serão úteis como fonte potencial para a produção de papéis para revistas.

Além de serem reciclados nas fábricas de papel, os copos sem plástico podem ser degradados na natureza com condições específicas exigidas, como a temperatura certa. A isenção de plástico permite que os produtos sejam facilmente jogados em lixeiras normais de papel e cartão, onde serão coletados e enviados para a fabricação de reciclagem.

Se o copo estiver sem camada plástica, fica mais fácil reciclá-lo e renová-lo para outros produtos de papel, como sacolas de papel.

Copos de papel PLA

  Os copos de papel biodegradável são feitos com uma fina camada de plástico à base de plantas (PLA, conforme explicado acima. O plástico PLA e a biodegradabilidade realmente significam degradável industrialmente, pois o plástico PLA não pode ser decomposto na natureza.

O plástico pode ser decomposto sob certas condições nas instalações industriais, desde que tenha que ficar úmido em uma determinada temperatura por cerca de 90 dias antes de ser decomposto.

O plástico PLA deve, por princípio, ser mais rápido para se degradar na natureza, mas não foi bem documentado e, portanto, não é um fato.

Não há muitos países na UE que tenham essas instalações industriais, até onde sabemos, os únicos países que têm essas instalações são os do  Reino Unido. Os copos de plástico PLA devem, portanto, ser jogados fora como copos de papel normais, para que possam ser queimados e transformados em biomassa.

Copos de papel padrão

O material plástico que é usado para tornar o copo durável para líquidos torna os copos de papel não recicláveis ​​por natureza e leva centenas de anos para se decompor e quando os copos se decompõem gradualmente acabam em minúsculos microplásticos.

Nos últimos anos, a questão do lixo plástico, que inclui também copos de café descartáveis ​​revestidos de polietileno, foi levantada quando um relatório do Reino Unido mostrou que cerca de 2,5 bilhões de copos de café foram jogados fora a cada ano e esse número provavelmente será igual mais alto agora. No Reino Unido existem actualmente algumas fábricas especializadas que são capazes de processar os copos descartáveis ​​usados ​​e, como resultado, mais de  99,75% dos copos não são reciclados.

O que acontece então com os copos de papel se não forem reciclados? Na maioria dos países os copos de papel acabam sendo queimados para energia junto com outros thrash e principalmente o thrash de comida. Portanto, pode ser classificado como biomassa, que é uma espécie de fonte de energia especialmente usada no norte da Europa e no Reino Unido.É importante que recicles os teus copos de papel em vez de os deitares fora. Dessa forma, eles ainda podem ser usados para criar energia.

Que novas inovações estão a ser desenvolvidas em torno dos copos descartáveis?

Há muita atenção em como tornar os copos de papel mais ecológicos. Esta seção abaixo cobrirá a maioria das ideias em torno dos copos de papel e como eles ou os fatores que os afetam podem se tornar mais sustentáveis.

Melhorar o sistema de reciclagem

O problema dos copos de papel não serem reciclados é porque o revestimento plástico obstrui os filtros das fábricas de papel. O Reino Unido deixou de ter uma pequena fábrica de reciclagem de papel, abriu mais duas e está construindo as maiores linhas de reciclagem de papel em suas instalações.

Enquanto isso, as cafeterias assumiram a responsabilidade de financiar caixas de copos de café onde os clientes podem jogar teus copos depois de serem usadas, para que seja mais fácil separar os copos de papel do lixo normal e facilitar a coleta pelas usinas de reciclagem o thrash.

Esses esforços de reciclagem estimaram que haverá 100 milhões de copos de papel reciclados em 2018.

O que as cadeias de café estão a fazer?

Um fundo de 1 milhao de GBP foi criado pela Starbucks e pela caridade ambiental Hubbub, o motivo era reduzir o desperdício de copos de papel, para atingir a meta, eles investirão o dinheiro para ajudar a expandir e melhorar as instalações de reciclagem de copos de papel no Reino Unido e em outros países.

O fundo que foi iniciado foi financiado pela taxa de copo de papel 5p ou ” taxa de latte” que foi introduzida um ano antes em um esforço para reduzir o uso excessivo e o desperdício de cerca de 2,5 bilhões de copos descartáveis ​​todos os anos.

Para ajudar a minimizar o desperdício dos copos de papel, as maiores cafeterias do Reino Unido, como Pret a Manger, Costa Coffee, Starbucks, Greggs e Café Nero, estão oferecendo descontos para quem trouxer tuu próprio copo para tomar o café em vez de usar um copo descartável.

branded paper cups for coffee to go

copos de papel neutros em CO2

Quando dizemos que os copos de papel têm um grande impacto no meio ambiente, também incluímos o CO2 que eles emitem enquanto são produzidos, transportados e decompostos. Esta seção falará sobre como é possível tornar os copos de papel neutros em CO2.

Infelizmente não é possível produzir e transportar copos de papel onde eles não emitem mais CO2, por isso é necessário fazer outras atividades para que os copos de papel fiquem neutros em CO2. O tipo de atividades que essas organizações/empresas fazem pode ser plantar mais árvores, ajudar as pessoas a isolar suas casas para que usem menos energia ou uma terceira opção que seja CO2 positiva. Nós não fazemos essas atividades por conta própria, mas trabalhamos com uma organização que ajuda aldeias no continente africano a isolar as casas. Trabalhamos com outra organização sobre isso, porque eles são melhores em gastar o dinheiro da maneira mais eficaz possível.

A organização então calcula quanto CO2 é emitido produzindo 1.000 copos de papel, e então eles nos cobram quanto custará fazer as atividades para que os copos de papel se tornem neutros em CO2. Em seguida, adicionaremos esse custo extra de torná-los neutros em CO2 ao preço padrão dos copos de papel e enviaremos o dinheiro para a organização que realizará as atividades neutras em CO2.

Copos de café biodegradáveis cultivados de forma natural

Uma empresa de design inovador está tentando minimizar o desperdício de plástico “cultivando” os copos de café a partir de uma fruta. Eles são feitos de cabaças, que é uma fruta semelhante à abóbora, e são ‘cultivados’ por dentro e formam o formato perfeito de uma e café. A ideia vem de abóboras de crescimento rápido que eram usadas por nossos ancestrais para armazenar líquidos e beber água. Tudo sobre este copos é completamente orgânico.

Para fazer tamanhos diferentes eles imprimem moldes em 3D e colocam dentro das cabaças e deixam crescer, e depois que amadurecem se procede a tirar e deixar as cabaças secarem. Leva três semanas para as cabaças frutificarem a partir do dia em que são plantadas e, em seguida, leva quatro meses em que elas precisam estar ao ar livre e secas antes de poderem ser usadas.

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou rui@limepack.pt

Todos os posts →