fbpx
← Voltar ao blogue

O impacto ambiental dos copos descartáveis e dos copos reutilizáveis

Por Rui Machado · 10. Novembro 2022

Tem havido muita discussão nos últimos anos sobre a compatibilidade ambiental dos copos descartáveis. Neste artigo, vamos comparar copos de papel, copos reutilizáveis de plástico, e copos de cerâmica para ver qual é a opção mais amiga do ambiente e para quais circunstâncias cada copo é mais adequado.

Vamos concentrar-nos na energia utilizada para criar cada tipo de copo, e quantas vezes podem ser reutilizados antes que o seu consumo de energia por utilização seja inferior ao de um copo descartável. Vamos terminar com um olhar sobre como a vida útil dos copos afecta a sua compatibilidade com o ambiente.

Para escrever este artigo, fiz muita pesquisa e encontrei algumas fontes diferentes que vou apresentar durante o post. Podes ver todas as referências no final do artigo.

Como são feitos os diferentes copos?

© Unsplash. Ceramic cup

Os copos de cerâmica são feitos em grande parte por argila aquecida. A argila vem do solo e normalmente é extraída perto de córregos e rios. A argila é então transportada para as instalações de produção dos copos cerâmicos. A argila precisa ser misturada com diversos produtos como quartzo, feldspato e água. Mais adiante no processo, a argila será moldada e moldada em forma de xícara e depois aquecida várias vezes (dependendo de qual caneca você deseja). O processo de aquecimento requer muita energia. (Ref.)

starbucks reuseable coffee cup
© Unsplash – Hard plastic cups

Os copos de plástico reutilizáveis ​​geralmente são feitos de plástico de polipropileno (PP). O plástico é feito principalmente de óleo de nafta, que é feito por uma fração de óleo bruto. Essas frações são feitas durante o processo de refino do petróleo onde é dividido em frações de nafta, hidrogênio e outros carbonos. O plástico é então criado em um processo chamado polimerização e, durante isso, monômeros como etileno e propileno são ligados para formar cadeias de polímero, das quais o plástico eventualmente é feito. O plástico usado para o plástico reutilizável é o termoplástico, que é a definição de plástico que amolece no aquecimento e endurece novamente no resfriamento (Ref). Após esse processo, o plástico é transportado para uma instalação onde o termoplástico é moldado em copos plásticos por moldagem por injeção.

© Limepack. Paper Cup with print

Os Copos de papel são feitos de lascas de madeira. Os cavacos são transformados em polpa de madeira, que é então triturada em papel. Em seguida, é aplicada uma fina camada de plástico PLA ou PE para impermeabilizar o papel. O papel revestido é então transportado para fabricantes que podem imprimir no papel e depois dobrá-lo em forma de copo e inserir o fundo.

O que a pesquisa diz?

Agora vamos tentar comparar os diferentes copos entre si. Faremos isso com a ajuda do professor Martin B. Hocking, que analisou o uso de energia de copos descartáveis ​​e reutilizáveis ​​em 1994 (Ref). Esta é a pesquisa mais recente que pudemos encontrar nesta área.

Um copo de cerâmica requer 14,1 MJ (14.100 KJ) por copo para ser fabricado. Um copo plástico reutilizável leva 6,3 MJ (6.300 kj) para ser fabricado. Um copo de papel leva 0,5 MJ (500 KJ) para ser fabricado. Como já podemos ver, o copo reutilizável consome muito mais energia na produção. Em outras palavras, na melhor das hipóteses, um copo de plástico precisa ser usado 12 vezes para ser tão eficiente quanto um copo de papel. Uma caneca de café de cerâmica exigiria 28 usos em comparação com um copo de papel.

Então vamos adicionar a energia da lavagem. Como indica Martin B. Hocking, uma lavadora comercial requer entre 80 e 120 KJ para lavar uma única xícara entre uma carga de lavagem inteira. A razão para a alta emissão de KJ lavando uma única xícara é devido à energia usada ao aquecer a água e resfriá-la novamente tão rapidamente. Uma lavadora comercial tem um ciclo de lavagem, um ciclo de enxágue e aquece a água a 80°C. (Ref)

Você deve levar em consideração que a análise foi realizada em 1994, quando as pessoas não tinham as máquinas de lavar mais eficientes. Como indica Martin B. Hocking, uma lavadora comercial requer entre 80 e 120 KJ para lavar uma única xícara entre uma carga de lavagem inteira.

Além de levar em consideração a lavagem, precisaremos considerar a diferença entre a energia usada e a energia gasta nas usinas para produzir a energia usada pela máquina de lavar louça. A eficiência das usinas elétricas difere de país para país e de fonte de energia para fonte de energia. No entanto, se usarmos a Alemanha como exemplo, eles têm 6 fontes principais de energia. (Ref) A usina elétrica média na Alemanha fornecerá 60% da energia do combustível que queima, isto é, levando energia renovável em uma consideração. Temos que dividir a energia de lavagem por 0,60 obtendo um número maior de energia queimada para lavar copos reutilizáveis. Dividindo os 80 KJ de energia de uma máquina de lavar louça por 0,60 resulta em 133 KJ para lavar uma xícara.

Referindo-se a outro resultado citado anteriormente, um copo de plástico reutilizável precisa ser usado pelo menos 17 vezes para ser tão eficiente quanto um copo de papel e um copo de cerâmica precisa ser usado 38 vezes para ser tão eficiente.

Os valores utilizados para cada tecnologia são os melhores disponíveis em todo o mercado, o que significa que o KJ pode variar muito caso a instalação fabril seja ineficiente. Também precisamos levar em consideração que os valores utilizados são da análise de Martin B. Hocking que foi realizada em 1994 e, claro, algumas coisas mudaram desde então.

Sobre o ciclo de vida dos copos

O gasto energético de copos descartáveis ​​e reutilizáveis ​​também varia dependendo da forma como são reciclados ou usados ​​para biomassa como fonte de energia.

Um copo de cerâmica descartado não tem valor de reciclagem, mas, se reciclado corretamente, será triturado e usado para fazer isolamento e outros materiais. Se os copos de plástico forem enviados para reciclagem de plástico e se os copos de papel forem enviados para incineradores em vez de aterros sanitários, eles terão o que é chamado de benefício de energia recuperável. O que significa que eles podem ser reutilizados para criar novo plástico ou queimados para criar calor ou eletricidade e, assim, diminuir a necessidade de outras fontes de energia, como petróleo ou carvão. Os copos plásticos reutilizáveis ​​têm uma energia recuperável de 2364 KJ para cada copo, o que equivale a pouco mais de 1/3 do custo de fabricação. Os copos de papel têm uma energia recuperável de 166 KJ para cada copo, o que equivale a 1/3 do custo de fabricação.

Ao subtrair o consumo de energia recuperável, temos um aproveitamento energético de 3936 KJ/copo para um copo de plástico reciclável e 383 KJ/copo para um copo de papel. A taça de cerâmica permanecerá o mesmo.

Estima-se que a coleta de plástico em operações de reciclagem tenha custos de energia de 0,28-0,40 kj/ge 26,7 kj/g.(Ref) Aqui assumimos que há um custo de energia semelhante para reciclar papel. Esta equação, claro, depende do peso dos copos individuais. Um copo plástico reutilizável padrão pesa 75,4 g/copo e nossos copos de papel pesam 9,34 g/copo. Para somar os números de energia utilizada na produção, usando e reciclando os copos, o copo plástico reutilizável gastará então 5971 kj e os copos de papel usarão 635 kj durante o ciclo de vida. Mas é claro que só devemos reciclar os copos onde os custos de energia podem ser mantidos baixos. Em alguns países, como a Dinamarca, os copos de papel não são reciclados porque não têm sistemas para reciclá-los, mas também porque usam copos de papel para biocombustível, classificado como fonte de energia renovável.

Conclusão

Os números usados neste papel dependem do custo da energia na produção, transporte e como os copos são descartados. Todas estas alternativas variam de país para país. Algumas orientações seriam que os copos descartáveis são mais adequados para situações em que as usarás apenas algumas vezes. As taça reutilizáveis, por outro lado, são mais razoáveis para edifícios de escritórios e em casa, onde serão usadas várias vezes Se tiveres alguma questão, comentário ou outra preocupação, podes escrever-me para rui@limepack.pt ou telefonar-me. Terei sempre todo o prazer em ajudar-te a encontrar mais informação ou outras questões.

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou rui@limepack.pt

Todos os posts →