fbpx
← Voltar ao blogue

Cores e métodos de impressão para copos de papel personalizados

Por Rui Machado · 11. Novembro 2022

Há muitas maneiras diferentes de imprimir em seus copos de papel, e o método usado geralmente está relacionado às combinações de cores oferecidas pelos vários fabricantes. Tudo se resume a saber se teráS que pagar mais por certas cores em teu copo de papel ou se podes escolher todas as cores que queres sem nenhum preço extra.

Existem muitas opiniões diferentes sobre os melhores métodos de impressão, e optámos por utilizar a impressão offset porque é mais barata e permite-nos oferecer preços competitivos tanto para trabalhos de impressão mais pequenos como para maiores. A impressão em offset é também o método de impressão mais comum para copos de papel.

A impressão flexográfica é semelhante à impressão offset, mas é mais rápida e as chapas de impressão são mais caras. Alguns produtores usam a impressão digital porque é bem adequada para trabalhos de impressão mais pequenos e pode assegurar uma entrega rápida a um bom preço. A impressão de tapetes é frequentemente usada para copos de plástico, mas não é particularmente comum para copos de papel porque é mais lenta e oferece menos precisão em comparação com outros métodos de impressão para impressão a várias cores.

Esta pequena introdução aos vários métodos de impressão leva-nos às diferentes opções de cores disponíveis. As cores Pantone ou CMYK são normalmente os dois tipos mais comuns, mas nós usamos principalmente cores CMYK em todos os nossos copos de papel. Também temos a possibilidade de usar cores Pantone para certos tons que são difíceis de obter usando CMYK.

Quando se trata de copos de bambu, é importante estar ciente de que muitos deles contêm plástico. Uma percentagem bastante elevada delas contém plástico melamínico, que pode ser prejudicial para a tua saúde se as usares com demasiada frequência para bebidas quentes. Por isso se procuras copos de bambu, certifica-te de que são produzidos como copos de bambu a 100%. Embora isto possa ser difícil de saber, uma vez que as taças de bambu que contêm plástico ainda são marcadas como amigas do ambiente e degradáveis. E quando se trata de saber se as chávenas de bambu são mais sustentáveis do que as de papel, a resposta depende do aspecto que mais valorizas. As taças de bambu sem plástico podem degradar-se na natureza, mas nenhuma das taças pode ser reciclada e as taças de bambu emitem mais co2 do que as taças de papel.

Table of Contents

CMYK

CMYK é um sistema de cores baseado nas cores primárias – Cyan, Magenta, Yellow e Key Color (preto). Essas quatro cores são usadas no processo de impressão de quatro cores e podem ser misturadas para fazer quase qualquer tom. Todas as cores ao longo da escala CMYK são indicadas pela porcentagem de saturação de cada cor base. Por exemplo, vermelho claro seria: Cyan = 0%, Magenta = 100%, Yellow = 100%, Key Color = 0%. Em outras palavras, as cores no material impresso são obtidas ajustando as porcentagens para cima e para baixo para todos os quatro valores CMYK. Isso permite que você obtenha a cor desejada sem ter que pagar nenhum extra.

Pantone

As cores Pantone são o padrão dentro do setor de impressão gráfica. As cores Pantone têm misturas especiais de pigmentos de cores diferentes e são mais adequadas para exibir cores saturadas, pois cada cor tem sua própria mistura de pigmentos exclusiva. As cores Pantone consistem em um determinado número de cores. Certas cores e tonalidades (como laranja, por exemplo) são mais difíceis de imprimir/obter usando CMYK e, portanto, pode ser uma boa ideia imprimi-las como cores Pantone separadas. Outras cores, como cores neon e metal, são completamente impossíveis de imprimir usando CMYK e, portanto, são sempre impressas como cores Pantone separadas. Ao usar cores Pantone, é uma prática padrão que todas as várias cores da impressão sejam computadas e, portanto, muitas vezes é necessário pagar por cores extras para obter o design desejado.

Não há uma resposta clara sobre qual design para seus copos de papel é a melhor opção. Alguns podem alcançar o que outros simplesmente não podem. O bom das cores CMYK é que você pode obter a maioria das cores em seu design, sem ter que pagar nada a mais. Existem, no entanto, algumas cores que o CMYK não consegue produzir (como as cores laranja, neon e metal) e para as quais é necessário usar cores Pantone.

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou rui@limepack.pt

Todos os posts →