fbpx
← Voltar ao blogue

Copos de papel sem plástico

Por Rui Machado · 12. Novembro 2022

Na Limepack, estamos muito felizes em poder oferecer o que é sem dúvida a opção mais sustentável disponível no mercado atualmente quando se trata de copos de papel: copos de papel sem plástico.

Produção de copos de papel sem plástico

Como exatamente esses copos de papel sem plástico são produzidos e quais são seus benefícios? Vamos falar sobre isso neste post do blog, onde vamos aprofundar o processo de produção e quais materiais são usados!

A matéria-prima é usada para os copos de papel sem plástico

Uma ideia inteligente, inovadora e 100% reciclável está agora a ser utilizada para criar copos de papel sem a habitual camada de plástico. O principal problema com a produção de copos de papel sem plástico sempre foi fazer um revestimento capaz de conter líquidos, e é por isso que o plástico tem sido usado como revestimento primário. Mas é aqui que entra o mais recente desenvolvimento inovador em copos de papel: Em vez de produzi-los com uma camada de plástico, um revestimento de dispersão à base de água agora está sendo usado para formar uma barreira eficaz dentro dos copos para torná-los capazes de conter líquidos. O principal recurso para os copos de papel sem plástico é a polpa das árvores, que é misturada com produtos químicos e depois colocada em um fusível de água para formar uma camada fina. Quando a água é seca, a camada que gruda na polpa forma uma barreira capaz de conter líquidos. Essa camada pode conter líquidos, pois a polpa é recém-produzida e não vem de nenhum material reciclado.

Processo de celulose químico-termomecânica de madeira

A camada intermediária do copo de papel é feita com polpa químico-termomecânica que ajuda a manter unidas as outras camadas que são criadas a partir de dispersão à base de água. Abaixo, gostaria de detalhar como a polpa de madeira químico-termomecânica é criada.

Line 1 Refiner

Antes das aparas de madeira serem convertidas em pasta, elas são enviadas através de limpeza, vaporização e secagem para que possam absorver os químicos. Depois, a polpa é definida para ser refinada antes de começar a branquear e o resto dos químicos são aplicados. Quando a pasta tiver passado todas as fases importantes, está finalmente pronta para ser seca num túnel de vento com 230 Celsius

Finalizar e produzir o produto

Como descrevi nas duas seções acima, a principal invenção dentro dos copos de papel sem plástico é o próprio revestimento. O processo de produção ainda é o mesmo dos copos de papel normais, razão pela qual os copos de papel sem plástico podem ser produzidos por todos os fabricantes de copos de papel. Se estás curioso sobre como os copos de papel são feitos, podes ler mais sobre isso neste post do blogue.

Uso do produto

Os copos de papel sem plástico são como copos de papel normais usados ​​principalmente por cafés, restaurantes e hotéis. Eles podem ser usados ​​em todas as mesmas ocasiões que os copos de papel padrão, pois podem conter líquidos frios e quentes. Os copos de papel sem plástico têm as mesmas restrições em relação ao álcool que os copos de papel normais, o que significa que não podem conter álcool forte e não devem conter bebidas com mais de 5% de álcool. Os fabricantes de copos de papel especificam que os copos podem ser usados ​​para servir cerveja sem fazer muita espuma.

drink and lime in paper cup

Compostabilidade e reciclabilidade

Vamos analisar a compostabilidade e a reciclabilidade dos copos de papel sem plástico na seção a seguir.ù

Copos de papel sem plástico e sua compostabilidade

Quando se trata de copos de papel sem plástico e sua compostabilidade, existem testes em andamento para garantir que sejam compostáveis ​​quando jogados na natureza. A maioria dos relatórios confirma que eles são compostáveis, mas para ter certeza, eles devem estar sob condições de temperatura de 20 a 30 graus Celsius. Se estiverem abaixo dessa temperatura, levarão 26 semanas para se decompor. Nesse caso, eles devem ser enviados para instalações de compostagem para garantir que sejam decompostos de maneira adequada. Não importa o que aconteça, é claro que não recomendamos jogar copos de papel na natureza.

Copos de papel sem plástico e sua reciclabilidade

Os copos de papel são fabricados a partir de fibras de madeira virgem e outros produtos químicos relevantes, o que em geral torna mais fácil e disponível para as tecnologias de reciclagem completarem o processo de reciclagem sem problemas. A nova celulose pode ser facilmente reciclada para outros produtos de papel e repolpada até sete vezes. Claro que, quando reciclado mais de sete vezes, não terá a mesma qualidade.

Nossos copos de papel sem plástico são marcados com o rótulo ‘AAA’ para indicar que são totalmente recicláveis ​​com papel comum – mais especificamente, que têm uma reciclabilidade de 95%. ‘AAA’ é a segunda classificação mais alta para ‘AAA +’, que é praticamente um certificado inalcançável para obter na embalagem.

boxed water is better
© Boxed Water Is Better. Recycled plastic-free product

Os copos de papel sem plástico são projetados para serem facilmente reciclados e repolpados para que todas as instalações de recuperação de fibra que processam produtos de papelão possam processá-los sem problemas. Todos os cartões produzidos com papel sem plástico são comprovadamente recicláveis ​​e repolpáveis ​​em instalações de fibra recuperada convencionalmente. Assim, os copos devem ser recolhidos com outros materiais recicláveis ​​como jornais, revistas, etc. Como os copos de papel podem ser reciclados em instalações de reciclagem normais, isso cria um sistema e processo de reciclagem eficiente. As empresas de serviços de alimentação que usam copos à base de fibra de madeira podem melhorar sua pegada ambiental facilmente com copos de papel sem plástico. Se o objetivo é criar um modelo de negócios em que os clientes possam fazer parte da coleta de copos de papel, o processo de reciclagem deve ser fácil.

Vantagens e desvantagens

Nesta última seção, veremos algumas vantagens e desvantagens dos copos de papel sem plástico. Estes incluem os estágios iniciais de sua produção, seu uso e seu processo de reciclagem.

Vantagens

Primeiro, o maior benefício absoluto do uso de copos de papel sem plástico é que ele ajudará a reduzir a quantidade geral de resíduos plásticos e o uso de copos de papel descartáveis ​​que acabam em aterros sanitários e não são levados para instalações de reciclagem. Além de ajudar o meio ambiente, as cadeias de café, fast food e restaurantes podem economizar muito na cobrança de resíduos, pois os recipientes são recicláveis. Atualmente existe uma grande preocupação com o meio ambiente, e por isso as pessoas buscam produtos mais sustentáveis. É por isso que oferecer ao público produtos ecologicamente corretos ajudará a criar uma reputação positiva entre os clientes.

Outra grande vantagem dos copos de papel sem plástico é que eles são totalmente degradáveis ​​por natureza e podem ser levados para instalações de reciclagem onde podem ser totalmente reciclados com papel comum. Isso não é uma possibilidade com copos de papel comuns, já que eles geralmente são revestidos com uma camada de plástico PE no interior, o que significa que eles não são degradáveis ​​por natureza ou recicláveis. Esses copos de papel precisam ser reciclados em instalações especiais de reciclagem que a maioria dos países não possui.

litter sign
Recycling symbol

Como os copos de papel sem plástico são projetados e produzidos para serem facilmente recicláveis, é uma vantagem significativa que eles sejam comprovadamente recicláveis ​​e repolpáveis ​​juntamente com outros resíduos de papel e cartão. Com isso dito, também é um fator de economia de tempo para as fábricas de papel e os consumidores, uma vez que eles estão a ser jogados em lixeiras normais com outros produtos de papel.

desvantagens

One of the main problems with plastic-free paper cups is that all recycling facilities would have to be taught that plastic-free paper cups can actually be recycled and that the paper is of sufficient quality to be used in the production of magazines, newspapers and other paper products.

A indústria de reciclagem pode ser lenta na adaptação a novos produtos como copos de papel sem plástico devido à falta de informação ou de infra-estruturas para recolher os copos, mas também se não forem forçados por certas leis a fazê-lo. Além disso, podem não permitir que os copos de papel sejam reciclados com papel normal, uma vez que é mais económico não separar demasiados desperdícios. É por isso que é uma boa ideia certificares-te de que as tuas instalações locais de reciclagem aceitarão os copos de papel sem plástico antes de os atirarem para o lixo de papel.

Outra desvantagem é o facto de as instalações de desperdício poderem ter dificuldade em diferenciar os vulgares copos de papel dos copos de papel sem plástico. Neste caso, se os copos normais de papel revestidos de plástico forem lançados para reciclagem, o plástico que neles se encontra destruirá todo o emblema do papel reciclado. Para ajudar as instalações a diferenciar estes copos de papel, os copos de papel sem plástico são marcados com o número “21” para indicar que pertencem com papel separado e não com desperdício de papel.

Conclusão

Os copos de papel sem plástico são a inovação sustentável pela qual a indústria de copos de papel há muito que espera. No entanto, existem alguns desafios que impedem estas canecas de cartão sem plástico de viverem o seu potencial máximo.

Diretor nacional da Limepack. Se tiver alguma questão, contacte-me através do número +39 349 442 48 39 ou rui@limepack.pt

Todos os posts →