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Como usar elementos no design dos teus copos de papel

Por Rui Machado · 26. Janeiro 2023

Símbolos, elementos, emoticons, figuras e imagens – o sucesso tem muitas nuances. Usar alguns destes elementos no teu design de copos de papel pode ser uma forma ‘fácil’ de levar o teu design de copos de papel para o próximo nível. Neste artigo, vamos mostrar-te alguns exemplos de como podes usar elementos e figuras no design dos teus copos de papel!

A principal razão pela qual as empresas escolhem esta abordagem é que estão a tentar encontrar novas formas de diferenciar o seu design. Concordo com eles: é uma óptima forma de te destacares da multidão, mas também porque (em muitos casos) usas elementos que representam a tua empresa.

Há muitas formas de usar figuras e elementos nos teus designs!  Tentámos recolher diferentes tipos de designs de copos de papel para representar o maior número possível de abordagens.

Isto resultou em cinco categorias, algumas delas completamente diferentes, enquanto outras podem parecer mais semelhantes, mas com uma reviravolta extra. Em cada uma destas categorias, vou explicar brevemente porque é que uma determinada abordagem de design pode ser benéfica para ti e o que deves ter em mente quando as desenhares.

Contudo, é importante lembrar que o uso de elementos nem sempre é uma vantagem, pois pode distrair a atenção de outras partes mais importantes do mesmo design.

Desenho com muitos elementos

Na primeira categoria, vou mostrar-te os desenhos mais criativos entre as categorias. Esta é também a categoria onde podes fazer mais mal do que bem ao usar elementos no teu design: se usares demasiados, o espectador pode ter dificuldade em compreender o que olhar e o que não olhar!  A sensação que vais ter dos dois desenhos abaixo é completamente diferente, vais ver como os elementos tornaram os desenhos ainda mais personalizados de forma eficaz.

Mas o que significa “mais personalizado”? O design de Dan & DeCarlo mostra exactamente o que quero dizer: eles usaram tanto emoji como elementos que ilustram o que servem no seu café. Olhando para os copos de papel, podes ver tanto o seu logótipo como o que eles oferecem. Também gosto do facto de os elementos estarem de alguma forma a flutuar em direcção ao logótipo, parece que tudo se está a mover em direcção ao centro e a levar o teu olho mesmo ali!

Dan & DeCarlo Monjibello

Elementos de design fundidos com o background

Esta categoria de desenhos é um pouco diferente. Nesta categoria, os elementos não são o ponto focal, mas formam o fundo. Os desenhos que vamos mostrar-te escolheram abordagens diferentes: alguns deles desfocaram os elementos para que apareçam realmente no fundo. Os outros dois desenhos usam os elementos para orientar a tua atenção para o logótipo, por isso são elementos para os quais olhas, mas ao mesmo tempo chamam a tua atenção para outra coisa, o logótipo.

O bom dos copos de papel é que podes usar ambos os tipos de design, uma vez que é muito fácil imprimir cores desbotadas quando usas cores CMYK.

Carebox

The DOOR

Badisch Mokka

Desenho sem logótipo

Nesta categoria vamos ver como desenhar o teu próprio copo de papel logo-free, mas também como fazer com que os clientes se lembrem de ti quando o virem.

Em geral, compreendo o cepticismo em relação aos copos de papel sem logótipo, porque se pensa que esta não é uma táctica eficaz. Mas podes criar o mesmo efeito usando cores, elementos e outras figuras chave nos teus designs, mesmo sem um logótipo.

O primeiro dos desenhos mostrados abaixo foca aspectos da experiência que tens na sua loja, mostrando elementos de comida e bebida que podes comprar na loja e levar.

O segundo design não é tanto sobre criar um design reconhecível que esteja de acordo com o seu tema, mas sim sobre uma marca de roupa a tentar criar um design em que os clientes se possam espelhar.

HGI

Sezane

Desenho simples com poucos elementos

Quando eu estava a escrever este artigo prometi ao meu colega Erik (o nosso designer) incluir esta categoria porque é o seu estilo de design preferido. Eu sou um grande fã de designs complexos e ilustrativos, mas já chega, vamos voltar à categoria de design simples. A primeira pergunta a fazer é: porque é que o Erik gosta tanto deste estilo de design? É simples, não podes confundir a mensagem com o que tens para mostrar nestes óculos. Mais importante ainda, tens a certeza que usarás menos cores e elementos que tornarão os desenhos mais fáceis de reconhecer. Por último, mas não menos importante, quando usas menos elementos, cores, etc., também te concentras nas partes mais importantes da tua marca.

É suficiente falar sobre a razão pela qual este estilo de design é óptimo e porque muitos escolhem usá-lo (para além de Erik, que tenta empurrar a maioria dos designs nesta direcção). Vamos dar uma vista de olhos aos designs que escolhemos para representar esta categoria.

Pretty Polished

Old George Coffee

Um design simples com muitos elementos

Penso que existe uma percepção geral de que um design simples significa um design com o menor número possível de elementos – desta forma, podes acabar por ter um aspecto muito colorido. Adicionei esta categoria para mostrar que esta percepção está errada, porque acredito que os elementos e a simplicidade podem ser perfeitamente integrados.

Abaixo adicionei três desenhos, dois dos quais são bastante coloridos e o último é monocromático mas com elementos bastante ilustrativos. Já repeti isto várias vezes ao longo deste artigo, mas para criar um grande design precisas de usar as mesmas cores e/ou elementos em todas as plataformas. O que torna estes desenhos fantásticos é que são consequentes na sua abordagem: o primeiro desenho usa círculos com cores, o seguinte usa pessoas estilizadas a olhar para o logótipo, e o terceiro desenho apresenta comida com cores que se misturam. Eu sou um grande fã destes desenhos…. Vamos olhar para eles abaixo!

Eu sou um grande fã destes desenhos… Vamos olhar para eles abaixo!

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